martes, 17 de abril de 2007

Corpo e violência da arte em Colômbia

1996 2006


A fim começar estas linhas, eu vou para trás nos começos do ninety, e thence nós começaremos uma rota pelo tempo e os performativas trabalham onde o corpo transformado, a violência feita ao corpo, o corpo morrido, o corpo frágil vem agir a como dentro da sociedade, ser tido que abrir aos artistas os espaços para a reflexão, a memória, o tributo e o duelo coletivo, reservar esse a arte e a vida coexistem e retroalimente mutuamente.
No ninety realmente os performativas que as ações dentro do espaço nacional em Colômbia eram innumerable, artistas como Grupo Matracas, o grupo Clone, Raul Naranjo, Pool o Aryan, Maria Jose Arjona, Rosemberg Sandoval, Yury Jurisdictional, Leonardo Herrera, a casa coletiva Guillermo, Fernando Pertuz, artista francês Pierre Pinocelli, e o Consolation Colombian de Pabón do filósofo, trabalhado profundamente em seus corpos; transformá-los, feri-los, mutilá-los, e moldar sua carne ou a mente daquelas que nós os vimos e de nós sentiram; todo o uma série do desempenho que tentasse deixar a testimony do barbarism que aconteceu em nosso território e no mundo, muitos registou em suas ações os massacres, outra narrou-os e outra viveu eles… Toda expressando os sentimentos da dor e o limite por que nós estávamos acontecendo internamente e o terror que nossos arredors cercam da parte traseira.
Começando este texto aparecem as seguintes perguntas que eu espero que nós podemos para resolver.
De modo que para fazer a arte social e política?
De modo que para fazer o desempenho?
De modo que você críe que você é importante de falar do corpo e do corpo?
Um do primeiro desempenho que eu vi. no começo do ninety e no mim bata-me era de Grupo Matracas, um grupo de povos novos e os jovens que rasparam suas cabeças e mais tarde com a fita adesiva moderada em seus corpos deformavam suas caras e seu talvez tornando-se das identidades aqueles corpos mutilados e sem identidades que ao achado do jornal as autoridades. Que o dia I incluído/nos compreendeu a força do impacto que o tapeworm o corpo atual nos assistentes, já não imaginava a vida, mas eram antes da apresentação de fatos da vida; que inevitàvel tocaram nas fibras internas mas daqueles que nós os vimos.
Quando eu sai lá eu descobri como eu me bati grupo, força de suas mulheres que raspam seu cabelo bonito e de como a ausência deste símbolo para que seus sexos eram confused como suas identidades, já não era nova e jovens, mas os seres transformaram por agentes externos, e quando suas caras começaram a desaparecer e seus braços mudados dos formulários, e suas caixas squashed; começaram a fazer a sensação em meu corpo a agonia e o desespero do perdido da liberdade, o impotence, o fragility ser humano, mesmo às forças assim pequenas, mas assim injurious nós os seres vivos.
O corpo como meios, ferramenta, e a vida como ele constrói.

Uma estrutura metálica até à data do slaughter mantem sacos plásticos enormes como quando um vê uma cabeça pendurada do gado. A respiração de seus occupants a girou estes sacos que as cabinas do piloto onde o vapor deixa para ver partes de seus corpos e do outro No., são os objetos frightful onde a passagem de marcas do tempo nos presentes um estado de se afundar e de grief; os empacados dos corpos e pendurado que não saiu para aparecer da época do terror que nossos ancestros viveram, isso poderiam ir para trás precedentes ao conquest, são trazidos à memória pelo grupo para clone.
A nós eu estou convidado ver-nos que nós moldaram dentro da violência e traficar de droga onde os povos novos dos distritos se mataram com os vizinhos, e onde ser assassino ele era a única opção para a sobrevivência nos communes, no centro ou em você você mesmo home, eles tive o valor de colocar antes que nossos olhos que a imagem do corpse das crianças, o pessoa novo e adultos que foi massacreed não somente em Colômbia, mas em todos os cantos onde a tolerância e o diálogo não existem e onde as diferenças com os braços são resolvidas.
Trabalha desde que este faz para pensar sobre o brutality dos violators e o indifference de uma sociedade que permita o esse poucos violate suas direitas como cidadãos e seres vivos.

O grupo a clone aparece mais tarde no Festival do desempenho de Cali dentro das partes do metal , caixões com janelas pequenas onde as partes de seus corpos despidos estavam deixaram vêem, remanesceram diversas horas lá e mais tarde apareceu povos e mim faz exame d, outra vez morrido, catched corpos, maniatados, desmontando, parece talvez como a memória, mas principalmente como o crítico a um sistema, uma comunidade e nós ourself permitir como fatos lamentable como os massacres dos bananeras, financiados pelas companhias extrangeiras que fizeram exame do controle de territórios grandes para a cultura da árvore de banana que implanting o terror nas zonas, assim para abaixar aos preços da terra, criando os deslocamentos maciços a as cidades e conseqüentemente o contrapeso do DES nos mercados regionais, locais e nacionais.
Os artistas novos jeopardize com seu tempo decidem-se expressar o inconformidad não somente deles mas do sadness, do remorse e da dor uma cidade que tenha ser explodido vindo, sendo manipulado, sendo atacado, sendo desaparecido e silenciada… então aparecem estas propostas onde a arte e o artista se transformam média para questionar dentro, criticar, refletir, revolutionize e construir uma sociedade através da extinção.
Arte e vida no limite da coisa unspeakable, no limite da dor, no limite da vida, o ponto de extremidade onde a única coisa que é conservar é a vida, onde a única coisa onde há investigar é da vida. A fim construir ao talvez uma outra verdade, uma outra realidade que permita que o homem viva na harmonia, que reserva esse a arte e a vida realmente é uma única uma e todos vê a importância que tem na construção de uma manhã onde as imagens da violência são parte da história.Um do primeiro desempenho que eu serra de Raul Naranjo era um dispositivo perfeitamente soldado do metal, um sculpture corporal que reconciled a suas caixa e parte traseira, um frame para a guerra, como os gladiators velhos ou os armors do Romans, arranjou a um combate caro para enfrentar com a morte. Seu corpo era despido da cintura para acima, era frame do leste arranjado lá, de um pouco quando a um outro conectar o metalist do falo em sua cintura; a extensão equipou-se e articulou-se com o frame e um pino metálico do grevista que fosse a sua parte traseira. O Performer que faz exame de uma mulher dummy e começa a violate o com seu metalist do falo, sempre que faz a ação a introduzir na mulher, a extensão ativa e o pino pregos do grevista na parte traseira do artista quem pouco a pouco ele sangrou… era realmente impressive, frightful, Raul um estava ferindo, ele lacerando seu traseiro, mostrando a nós o brutality do homem, indifference da sociedade, confrontando a todos antes de seu animal, sua besta. As reações não ocorreram para esperar e são maravilhosas… como os presentes às ações de Raul apressam no char o em bom e a coisa má das atitudes humanas, povoe a pergunta os barbarisms dos rapists e os assassinos, abrem um espaço vetoed para a discussão communitarian.

Em uma outra de suas ações que faça uma parte do metal, como uma saia, uma pirâmide truncada por onde o artista remove sua cabeça, Raul entra dentro deste sculpture que é de seu tamanho exato, sendo com sua parte externa principal. Pelos flancos desta parte que metálica arranjou etapas onde uma mulher despida levanta, estando acima ela abre seus pés e começa a tilintar no performer, seus contínuo e fluxo abundante dos tinidos surpreende os presentes, após minutos, ela desce, parte e Naranjo deixa sua pilha ou prisão que o retiveram.
Estas ações dão para falar do homem e da mulher, dão a oportunidade de pensar de nos nas manipulações que os corpos exercem nas outras, as well as o jogo dos sentimentos e dos sensations em que são envolvidas os pares ou as relações de poder no meio e de outro. Em uma sociedade repressed por pensamentos políticos, religiosa, por moral e por uma relação, a sociedade de consumidor que vende “perfeito” corpos dominou pelos formulários e os órgãos reproductive, relação ou rather batalhas livraram por sexos, a aparência, o triviality dos corpos que parecem externamente novos e interno são destruídos; nós vemos nestes trabalhos um interesse em questionar todas estas relações e para enfrentar o homem - animal com o homem - razão, nós vemos nestes corpos das propostas atacados, na violência feita a, nos trasgredidos, em travar, no corpo do homem e na mulher para cronometrar outra vez e cronometrar em sua posição do juiz e cortejar ao mesmo tempo, travada acima dos corpos frágeis em seguida que o armor do metal que intimidates e rather ele protege, as ferramentas e os escudos que nós usamos ao escabullir próprio, para dar uma outra aparência mais ferocious no meio de uma sociedade onde a sobrevivência esteja no custo de tudo.
As partes de Naranjo são terror e torturam os instrumentos que superam a nós aos objetos innumerable que o homem inventou para intimidate com forças externas, para scare e criar em seu subalter um sensation do medo e o repression a nós que exercem o poder e o controle. Suas máquinas e seus corpos mostram também que ser defenseless e frágil do ser humano primeiramente de tudo, Raul cría uma atmosfera onde o homem ou a mulher fraca e desprotegida procurem formulários e atitudes do terror que permitem mas daquele para atacar, defender seu corpo e seus sentimentos, mostrando tanto homens e mulheres em momentos diferentes e rolos diferentes para poder no meio eles eles mesmos.
Os braços e as estratégias aparecem ao jornal dentro da violência familiar da chamada, campos de batalha onde os homens e as mulheres, os homens e os homens ou as mulheres e as mulheres mantêm suas relações para começar fora de lutas sentimental, emocional e de exame onde os corpos involvidos, atacados são jornal visto e desaparecido às vezes. As guerras onde um se transforma o interior e a parte externa dos corpos, as lutas que mistreat as relações sociais do par, parentes e conseqüentemente, encontro que têm debilitated o núcleo social suposto…
Os corpos transformados por uma sociedade de consumidor, corpos catched por seus sexos, corpos sem esperanças e as identidades, corpos esvazíam.
Pool o Aryan, genuflexões para baixo antes de uma cubeta cheia da água, introduz sua cabeça afligindo lá e começa uma rota que empurra a cubeta do fim da extremidade do cerco, ao chegar no outro lado, com muito o pouco eu oxygenate possivelmente, remove sua cabeça e faz exame de um whiff novo do ar e imediatamente submerge outra vez sua cabeça na água e começa a empurrar outra vez a cubeta uma outra extremidade do quarto. Depois que diversas rotas similares, quase sem ar ele tentam se parar e com as forças que saiu lhe está emitido pela janela do lugar, destruindo com seu corpo os vidros e para desaparecer pelas ruas sem deixar o sinal.
O desempenho tem nos presentes que ativam seus órgãos de recepção, inflama-os a tal ponto que suas reações físicas e químicas não são feitas a esperança, no este largo-acorda a ação do Pool no todo o um sentimento do medo, hopelessness, orgulho, dor, nossa adrenalina começa a sentir e os palpitaciones do coração são agitados para fazer sob medida que um vê seu corpo debilitated pela falta do mim oxygenate, nos dá a um sensation horrible porque nós sabemos que você o limita de nossos corpos e de nossas mentes e já quando parece que é a última vez que remove sua cabeça, faz exame do dedición ao funcionamento a uma janela e para se emitir que a maneira, todos os presentes nós shouted e nós que funcionamos à esquerda para procurar o corpo hurt, corpo morrido, corpo físico… mas o Pool já não era, tinha desaparecido pelas ruas da cidade e tinha-nos deixado com um sensation comum… deixe-nos esperar que este bom…

Em uma outra de suas ações, nesta ocasião trabalha isso feito ao lado de Leonardo Herrera, onde suas caras em um shave impressive da velocidade, sem cuidados, nem reparos do corte que causam em seu múltiplo da cara que é misturado com o creme para raspar.

O lacerando do artista seus corpos, atacando-se fisicamente e símbolos psicológicos, do talvez de uma sociedade que autodestruye ou arredors no meio da violência onde nós vemos como os amigos e os parentes se mataram, nós poderíamos talvez ser emitidos aos atos innumerable da tortura com quem passam sequestrados, ou à notícia nacional e internacional incontável onde o agrede do homem da maneira brutal o corpo do outro e deixa nas ruas das cidades e as cidades a ele que espera estendem o medo em seus habitantes. Innumerable são os exemplos das vítimas a quem cortaram sua cara a eles, para evitar seu recognition, caras de um lugar desolated, abaixado, manipulado.
Lá naqueles corpos nós encontramos as marcas de que o tempo sae, os topographies corporais onde a ferida e as trilhas da licença passada sua marca imborrable.
Eu pergunto-me myself de modo que tenha um para se atacar, de onde remova ao valor estes artistas e de de modo que o façam… e o talvez pode parecer uma resposta nos eventos que nós chamaremos o limite onde o homem procura para resolver seu restlessness ou talvez para acordar nos sensations atuais que não apareceriam mas nos pontos de extremidade onde nós sabemos perfeitamente que nós somos antes das bordas onde tudo pode acontecer ou terminar.
O artista que cumpre historicamente com his para ocorrer e seus arredors emita-se antes que um mundo que necessite investigar nas reações das outras, em suas emoções e em seus sentimentos, assentando bem em um cientista corporal e sensorial, propondo os exercícios novos que acordam aos povos do mutismo, que ativam outra vez o desejo pela vida que sae para ver seu fragility, transformando-se que corpo do trabalho não somente, dentro sculpture, mas principalmente no representante de uma comunidade que tem que exijir o injustice e o indifference pelos plásticos médios… de modo que não matem seus povos.
O levantamento do artista propõe onde a ação corporal é desenvolvida dentro dos presentes, do molde, dos sensations e dos sentimentos sleepy.

Aparece de repente antes que nós um mercado conservado em estoque plástico immense que contenha um corpo despido que durante horas se encontrem boca para baixo, o corpo deste remains da mulher que acorda lá nos assistentes diversos questionem, povos não sabe se realmente este mortos ou se este vivo, ou que pise ou que queira se comunicar e entre as propostas diversas grandes e pequenas são feitos que convergem nas imagens que são no grupo inconsciente das sociedades onde os instrumentos do terror são os corpos inoperantes.
Colômbia tem uma história ampla dos assassinatos na massa, por exemplo na violência liberal e preservativa onde fizeram o corte do franela, dos assassinatos em série onde os corpos foram cortados, das suas gargantas dos trepanadas e de suas línguas extraídas, os objetos verdadeiros do terror que ainda continuam aparecendo e thickening as listas de n que foram impossíveis reconhecer.

Corpos das mulheres e das crianças, violência sequestrada, abusada, feita a e assassinated em todos os cantos do mundo, em todas as vezes do humanity ou do talvez do animalidad.
Isto emite aos seres repressed e doentes cujo o exercício é atacar miserável e cowardly às mulheres defenseless para obter seus corpos. Seres Irrational que são talvez perdido a possibilidade de amar.
Valentía do artista Maria Jose Arjona a fazer para refletir ao todo o uma comunidade que fechado acima aceite mesmo abusos dentro de seus próprios repousos onde padrastros, tios e outra, violates a pequeno e a defenseless e suas famílias ao conhecimento ele hide os fatos para evitar esse que dirá ou os annoyances legais que pode carregar este para a menina, permitindo uma violência doméstica, quieta onde muitos meninos sofridos pelo indifference de seus repousos entrem para compreender dos grupos à margem da lei, assassinos ou para querer simplesmente giram ao redor para matar seus violators.
Uma outra batalha Maria Jose Arjona que conduza vestido em um terno longo de veludo, com um decollete pronunciado, em uma mulher bonita que se ajoelhe para baixo e se coloque do necklace de sua garganta uma corrente que vá à parte superior do cerco e as quedas logo dentro de um tubo sejam transparentes mantendo uma maçã a sua extremidade, a poucos centimeters em um líquido vermelho. Cobre-a os olhos e começa-a a ser labial colocado, inclines logo para um espelho e beija-o, com um movimento rápido retorna para ser feita a genuflexão e é quando a corrente levanta rapidamente e ponto baixo concedendo que a maçã no meio no líquido e salta esta por todos os lados. Tempo e tempo onde outra vez retorna ao lugar labial em sua boca que está desaparecendo no meio de um ponto vermelho grande e o espelho crouched e é beijado, outra vez seu corpo levanta rapidamente e a maçã retorna à queda dentro eu elimino o vermelho que como ela sangra espirra throughout.

Catched, mulher acorrentada, maniatada, vítima da mulher da sociedade de consumidor que exige uma posição, uma atitude, mulher enslaved a ele do labial, o espelho e o sangue, feitos genuflexão, submissive como muitas das mães, aceitando situações degradando antes de seu repouso ou de um uso ou a sociedade essa o contempt durante décadas.
Mulheres que transformam seu cabelo, seus bordos, seus olhos, seus senos, para satisfer a homens ou às profissões que o exigem aparentemente, corpos sujeitos ao enrolamento bistoury e postoperating a ser aceitado por outro que deixa completamente a um lado os sentimentos, o respeito, a moral, pessoa boa que você é, a coisa bonita de seu sorriso, a coisa rica de seus hugs; corpos perfeitos vazios no interior.
Arjona com este desempenho emite aos corpos as vítimas de seus enchantments e de seu vanity, de escravos a nós de produtos de cabelo e de beleza, immersed no gymnasium, nos massages, na câmera do bronzeado e qualquer operação, envolve e o produto aparece. Armazéns de alimentação na corrente, gymnasiums, spas e sem número de programas comerciais ou onde pela televisão e pelo rádio os produtos são oferecidos único para pensar sobre a coisa horrible de que são nosso corpos ou feios que nós somos, ou a coisa velha que nós nos estamos tornando, sem pelo menos reservar para aceitar nossos corpos, nossos formulários dos voluptuosas e suas diferenças gorgeous.
Isto que redefine-se como seus rolos às cirurgias aesthetic isto que cría uma geração nova da civilização nova, seres, o abuso, o corpo clones bonito ou famoso com extensões e sexos novos, nós estamos construindo mesmo uma raça nova onde únicos determinados stereotypes trabalhem em determinados trabalhos ou personages, exijindo aos atores, aos modelos ou aos prostitutas ser operando ou esticando a pele para manter as aparências, milhares das mães que não dão o seno a suas crianças de modo que os senos não sejam danificados mesmo a elas e a outras que não desejam os ter para não danificar seu corpo… quando outro assim muitos pares até que a coisa impossível embarrassed.
Um mundo novo onde nós sabemos nem ao del verdadeiro da identidade que isto ao lado, nem seu passado, nem seu presente, nem seu futuro.
Um homem vestiu o alvo barefoot e incorpora o carregamento de seus ombros um menino que depositasse em um canto, umas tomadas mais atrasadas um lenço a que lhe aplica o álcool e começa a limpar os braços, as mãos e a cara deste menino… logo Rosemberg Sandoval com martelo e o prego terminando coloca na parede o lenço e promete-lhe o fogo.

Como nesta ocasião em outro um Rosemberg com um homem chega da rua em sua parte traseira e coloca-a gosta de um pacote morrido em uma superfície branca, fazendo exame d dos pés e movendo a de um lado para outro, do restregando ele de encontro ao assoalho e da parede que faz desenhos com a sujeira de seu corpo e de sua roupa. Em ambas as ações é impressive porque o artista interage com os povos da rua e de seu produto da sujeira da deterioração da mesma sociedade.

Rosemberg vai ao lugar onde estes seres lhe cometem o suicide as drogas consumindo e do jornal carga em seus ombros que fazem exame d às galerias limpas, branco e immaculate e eles são os restregados, talvez que demonstra a nós lá enquanto a mesma sociedade produz essa sujeira e indiferente, o corpo rejeitado, o corpo rejeitado tornam-se, o corpo sob a sujeira onde todos são similares e onde todos camouflaged para viver na floresta do cimento.

Um outro vestido de batalha de Sandoval do alvo com muitas flores vermelhas em suas dos braços condutas também, vai a um canto onde haja um objeto pequeno a assentar e lá comece a passar suas mãos do lado ao lado das rosas que cancelam as pétalas, as folhas e os espinhos e a queda todos os isto entre seus pés, ele faz exame outra vez do outro pouco das rosas e retorna para passar suas mãos, finalmente nós estamos vendo as gotas do sangue que estão caindo pouco a pouco em sua roupa e na superfície branca que essa regista em seus pontos que pisam.

As ações extremas com sensations extremos dos corpos, os corporais e os mentais que o artista gera por meio da mesma vida, ações originais, corpos destruídos ou para destruir, propõem onde param para falar da vida fazem da ela ela mesma, os trabalhos que não tentam demonstrar, nem para representar, mas o desempenho onde realmente os limites da arte e da vida são superados para ser um único um.

Realidades de que são ele têm, em nosso cotidianidad e de que nós não podemos se esquecer, proponha que são espelho de uma realidade que nós tentemos negar, Rosemberg questionam diretamente todo o uma comunidade apathetic e antes que nossos olhos puserem o dedo no sore, ferindo nossos sentidos e sentimentos ao achado dentro profundamente de nós que ser vivo quem morreu.

Um homem vestiu o preto, aproxima-nos para dar-nos o condolence, para dizer o que quer que a nós o sente, aproxima cada assistente para dizer-lhe o mesmo, a algum dá-o mesmo a um hug , sua cara languid, sad e perdido sae no silêncio todo que aproxima.
Em uma comunidade assim perigosa em onde nós encontrássemos que quase todas as famílias são parentes perdidos em fatos violentos e realmente todos mereceriam esse condolence que Yury Jurisdictional isto que dá todos os presentes, um condolence coletivo e social, para refrescar as memórias por milhares e por mil dos povos morreu pelo estado, pelos grupos paramilitary ou pelos guerrillas, que o que menos eles fazem é proteger ao populace civil que deixa o no meio das balas e de todos os grupos, sendo indicado perto como os assistentes dos outros e do versa vice, assassinating as populações inteiras que foram enterradas no meio da guerra.

Em um outro desempenho, Yury Jurisdictional supõe a atitude corporal do personage pressionado e com sua posição do homem thirsty e desesperado começa a pedir que mais tarde a um ayudita os povos introduzam o dinheiro que recolhe em uma caixa forte que empurre com dificuldade pelas ruas, esta ação pode falar-nos da avaricious, mas em tudo da needed, é um desempenho que acorde nos desejos dos presentes ajudar a um outro.
Continuamente nós vemos nas ruas dos dez grandes das cidades dos povos que esticam suas mãos por uma moeda corrente ou pelos excessos que hurl a eles.

Os corpos que pela falta dos recursos estão mudando seus factions, os corpos que foram tornados à medida a que os aumentos da pobreza, como povos deslocados chegam nas cidades, e pela falta dos estudos e das oportunidades são forçados a pedir alms para não ver o dado a suas crianças, os seres que no meio do suor e da sujeira para tentar vender um poema ou um doce em uma barra-ônibus, na troca para que você você deseja a dar.Em ambas as ações Jurisdictional interage diretamente com o espectador fora do protetor, transeunte, suas ações nourished da resposta dos povos e seu interesse é questionar-se e para questionar-nos na condição social e econômica ser humano, os problemas que o afetam e matam-no

Para uma outra ação, Yury começa a remover de um arquivista que um a série de você exceda que contêm cinzas e as depositam no centro do espaço que cría um knoll, vai ao arquivista, remove sobre e lê… as cinzas da casa atacadas pelo guerrilla, cinzas do cavalheiro morreram pelos assassinos na porta de sua casa, cinzas do ataque em Cali, cinzas da explosão em Bogotá…

Seu desempenho pode emitir àqueles corpos morridos, 2 aqueles sonhos truncados, aqueles atrocities que a guerra irregular permite e que toca às portas de sua casa, Jurisdictional ele reserva para abrir um espaço para honrar nossas vítimas mas para detest também o brutality de que tentam fazer exame do poder pelos braços e pela morte.

Yury com sua atitude e sua voz cría um espaço na memória daqueles corpos que não são, as well as de tanta faltante e de tanta vítima quem a violência nos deixa.
Caras que saem de trilhas, as caras que acordam o compassion, caras destruídas, as caras que são espelho de uma vida diária e um sentimento interno.
Nós esperávamos alguma ação quando dois povos começam de repente a discutir e estão empurrados, ambos automaticamente unholster seus braços e remanescem marcando no silêncio por diversos minutos este desempenho de Leonardo Herrera como em quem tem um combate de encaixotar com uma outra pessoa onde em uma matéria de cinco sopros tremendos dos círculos com outro ocorra, mostre ser que está exposto continuamente às situações diversas que tentam de encontro a seu corpo e quais implicam as reações imediatas, as atitudes da defesa e as posições iniciais que os corpos geram como a reação da proteção.

Os seres expostos em cada momento aos fatos onde são moderados pela força ou pelos braços e onde as diferenças medem aos sopros ou destruindo o inimigo, todos os isto alimentaram certamente pela quantidade de série de violento enlatando onde invadem a outros ou onde os braços abound e as películas se transformam os shootings contínuos onde não há nenhum diálogo, nem lições.

Em uma outra ocasião Leonardo Herrera assentado isto no assoalho com os trousers descartáveis do cirurgião e de sua garganta estende uma haste immense como de cinco medidores esses a entrada das cruzes do cerco.

Os assistentes são ao entrar com este obstáculo e com dificuldade passam seus pés para entrar e ser com Leonardo no assoalho e em uma extremidade sharpened em sua garganta; toda a pessoa poderia funcionar a haste e com esta para pregá-lo na garganta do artista.
É como se Herrera quis colocar em nossas mãos sua vida e com ele para nos demonstrar a tudo que cada etapa que nós damos pode afetar a esse do lado.

Seu corpo é esse quem recebe e aquele dá, seu corpo é ameaçado e ameaça, seu corpo frágil é exposto ao destiny, Leonardo recorre a seu corpo e não a esse de um outro, sua carne é cortada ou golpeado, suas ações reservam para falar-nos da coisa fraca que é ser do ser humano e de uma quantidade de eventos que tentam de encontro à mesma vida onde a morte este presente em cada canto que espera a qualquer um de nós.
Corpos no limite da vida, onde a única coisa que é tida são a vida e onde o que é o conservar é a mesma vida.
A arte e a violência aparecem nos momentos onde com palavras nós não podemos expressar nem a dor, nem no medo. Onde o artista faz um shout no silêncio para proteger, denounce ou para sanction os injustices e o talvez sociais para propôr ou aos espaços abertos onde acopla em um diálogo ela mesma em soluções. Trabalha da vida, desde que os trabalhos são fruta da vida.O grupo que a casa Guillermo conduz uma batalha onde cinco membros do grupo estejam entrando um por um no esticador ao cerco com ternos da cirurgia e lá uma enfermeira injete a cada e sendo terminado o líquido do mercado conservado em estoque, enfermeira remove a um por um em seu esticador.

Esta batalha é conduzida teve àquele o lugar onde foi exposta encontrou com barricades, desde que temeram que um grupo à margem da lei fêz exame da cidade, os presentes prestavam atenção a pinturas e photographies no inauguration da amostra e tinham estado nunca atuais em um desempenho; para muitos a surpresa era grande quando começaram a entrar no esticador, pensamento que o guerrilla tinha feito exame da cidade e não faltou os shouts, weeping, e as perguntas. Pouco por povos pequenos estava acalmando-se quando os cinco ao performer lhes administraram a alimentação pela rota intravenous.

Para uma outra ação fazem a rota de Buga a Cali, estrada aonde vieram acontecendo diversos kidnappings maciços; durante dois dias andam, chegam e montam a carpa em Cali onde mostram a rota da caminhada longa, tentando à retomada os territórios perdidos pela violência. Lá acei como grande uma quantidade de lavagens deslocadas seus roupa e cozinheiros com as dificuldades essas isto implica. Enquanto os povos aproximam a carpa dão flores no origami feito com as folhas do jornal que mostram a notícia na guerra dos guerrillas e na instabilidade da zona.

O deslocamento maciço às causas das cidades dos massacres no campo; a violência nas estradas e nos kidnappings maciços que a cidade de Cali viveu, motivates à casa Guillermo do grupo para trabalhar ativamente nas propostas que sensitize e dá a oportunidade aos espaços abertos ao diálogo e à comunicação entre a comunidade afetada, criando as reações que protegem e impede as situações que tentam de encontro ao La Paz e ao tranquillity da comunidade.
Artista, doutor, e todo o série de profissional quem têm que mover de seus lugares da origem para as cidades grandes ou outros países pela falta do trabalho e das oportunidades, que são gerados também pelos slaughters grandes, pela intimidação que as tentativas de encontro a seus corpos e a suas vidas, os milhares e os milhares de povos deixam aos campos por que estão cheias dos pés da bancarrota das minas, a razão para que não pode cultivar e suas crianças não podem funcionar, a zonas extensivas do território nacional desolated, a territórios com o ghost das cidades e as trilhas da bala e a almofariz em suas paredes. As populações inteiras assassinated nas igrejas ou nas escolas, fazendo exame do abrigo dos cilindros bombeiam, ou basucas. Que não ainda nós sabemos como assim grande os braços chegamos nas mãos ilegais. Crianças, povos novos e adultos crescendo com imagens e famílias da causa que nunca apagou, destruído, separada, novas sem pais e pais sem crianças.

A casa Guillermo do grupo faz exame da cidade e por dois meses saem e eles performan nas épocas da noite que coloca avisos em suas paredes com a pergunta de modo que não parta a Miami? Dentro de uma seta preta do dobro através de.

A ambos os meses começam a distribuir as rodas de steering com a mesma pergunta mas adicionam o correio eletrônico e telephone, depois dos quatro meses das chamadas e o borne - o escritório de povos diversos é recebido quem pensam e perguntam em torno deste cuestionamiento. Querem remover seu visto, outro chamam-se para dizer de modo que remanesçam em Colômbia; de modo que nunca partissem; no alvo sem número de I das respostas que deixam para ver o que os povos de Miami pensam e o que long para nossos na outra terra. Do que para partir mais a Miami, é de modo que os povos novos trabalhem em seus países com poucas oportunidades mas com muitas esperanças.

Os corpos atacados e os corpos dos territórios , escondido, scared e as cidades, famílias inteiras moveram-se, comunidades desaparecidas, as populações que fogem de um lado para outro sem terra, home, destiny.

O artista francês Pierre Pinocelli chega em Colômbia com a intenção falar com o grupo que sequestrou a Ingrid Betancourt e ao pedido seu liberation. Após diversos commentaries no insecurity do país para um estrangeiro, decide-se fazer, um dedo para Ingrid.

Assim que ninguém lhe render o dae (dispositivo automático de entrada) para aproximar estes grupos fizer uma ação onde apareça com um abrigo preto e uma cara da morte que faça exame desligada de estar com uma outra expressão da morte em sua cara e com um vestido de muitas cores ande com uma gaiola e libere a pomba que há para dentro.

Mais tarde o terno das cores retira e as outras chewed da morte, sendo com um t-shirt onde diga a Ingrid Betancourt e um poster com a foto no dia de seu kidnapping. Depois que uma rota breve pela parte externa do lugar, ele entra no cerco onde está colocado uma camisa branca e trousers.

Um aproxima um tronco de madeira, faz exame de um machado e arranja-se para deixá-lo cair em um de seus dedos que separam rapidamente de sua mão. Pinocheli recolhe seu dedo, introdu-lo na boca, tentar passá-la sufoca e dá-a para trás, quando o CRAF escrever. Logo introduz seu dedo em um frasco que pronuncia as seguintes palavras… Eu vim liberar-se Ingrid e desde que eu não poderia, me faço um registro este pondo dos massacres, de mutilações e do barbarism deste país.

Nós descrevemos uma série dos trabalhos que mal podem estar no forgetfulness como o que questiona. Sem número das reações foram vistos em cada delas, ativar nele apresenta-se/indica sensations e os sentimentos que nos dão provavelmente à oportunidade de pensar sobre qual nossas sociedades fizeram e na construção de uma maneira possível que faça exame a nossas comunidades a um destiny melhor, permitindo do que cada de nós nós sonhamos sobre ser os artistas grandes para pintar o mundo de uma outra cor onde o respeito, a tolerância, o amor e a paz sejam a linha central central da vida.
Como muitos artistas também nós encontramos a fortuna para saber que o trabalho e o pensamento o Consolation Colombian de Pabón do filósofo que fêz diverso para char os os performativas e a que supos a tarefa laborious de dar um conceptual o molde ao desempenho em Colômbia e para ajudar assim digerir as propostas diferentes que do corpo e sua relação com a arte e a filosofia elas tenta criar os atos do fabulación que inventam uma cidade que não exista.
Pabón ao feito das revisões as mais importantes do desempenho em Colômbia, suportadas pelo Ministry da cultura, investigado, escreveu e eu curo as amostras viajando que são parte dos atos de Fabulación, uma das investigações do projeto de Pentagonal, onde nós encontramos o trabalho da maioria grande dos artistas que da tomada do corpo uma investigação plástica e social.

O dobro é um desempenho do Consolation de Pabón onde expõe a relação a nós entre a tragédia que falou Nieztche e esse que vive nossas populações, em um ato heroic, Consolation supõe sua responsabilidade com a mesma vida que dá um shout da dor pelo assassinato que você lhes conduz de uma organização que defenda as direitas humanas em Colômbia e por milhares das vítimas da violência. Projeta imagens delas, seu sepelio e o tributo posthumous que lhes foi feito, quando isto que balança-se em um balanço após um véu, ler suas anotações, suas memórias e sua dor. A imagem ser que recolhe deads para fazer exame d ao outro mundo aparece no quarto que funciona atrás de uma menina durante toda a ação.

A relação da dor, a tragédia, o pensamento, a sociedade, a política, a filosofia, o corpo, a arte e o tempo atual estão determinando nas reflexões de Pabón, sua investigação como seus professores Deleuze e o Leotard é feito exame a uma prática compreender perto mais pelas problematic que aquejan neste momento aos corpos.

Ela também esta escrita a teoria e aesthetic de nosso tempo, sabendo e analisando o trabalho de todos os artistas do corpo, escutando que motivates os, para fazer o que faz mais tarde para theorize e iluminar a maneira do todo o aqueles que nós criamos no poder e nas possibilidades que tem os artistas e seus trabalhos de arte na mudança do pensamento e das atitudes que contribuem melhor à busca de um mundo.

Sua ação amanhã eu trarei umas flores mais frescas, relaciono o espaço urbano, espaço corporal, espaço mental, espaço social, espaço espiritual em uma proposta reuno primeiramente às afetadas por uma bomba em um distrito de Medellín para participar em um ceremony, em um ritual e em um memorial na rua onde a parte traseira do tempo elas foi afetada, propondo a população limpar-lhe o passado por meio dos fatos artísticos. Pabón ao lado de um grupo dos artistas e dos vizinhos de Medellín faz uma série do desempenho nesta rua, abrindo um espaço para recordar os seres bonitos que partiram e para rejeitar o terrorismo do setor, onde o populace civil mim é deixado nos meios do commando das polícias e da violência.

Reun a uma série de sensations corporais e a uma quantidade grande de pensamentos de Pabón faz pelo último uma instalação onde o mándala immense em territórios minerais de diversas cores seja esse quem reune aos espectadores e aos performistas em um espaço integrado onde toda a extremidade que realiza acima que são parte da ação e espectadores ao tempo

Os chamánicos som e canções protegem o lugar quando os corpos amorfos, catched corpos, corpos da licença mourning lentamente e com dificuldade cruzam o espaço que aparece em uma cortina de gota immense onde seja misturado em direto que isto que passa com imagens da preparação e da ação na rua de Medellín; o fundo as palavras fortes e afiadas é escutado esse juiz, sanction e detest os atos violentos que tentam de encontro ao humanity.

A palavra, o pensamento e os sentimentos é reun por Consolation no char eles, os diálogos com ela ela mesma e o outro onde nós nos perguntamos que e nós analisamos que é que isto que acontece com o humanity. Faz uma chamada do alerta a uma comunidade que tem para agir, isso que tem que participar com atitudes e propostas que reservam uma manhã melhor.

A arte e a violência tais têm um grande número de trabalhos dos começos do humanity. Seus homens e mulheres preocuparam-se sobre os eventos que tentam de encontro à comunidade procuram por muitos meios chegar em um grande número de povos que estão sendo afetados sua realidade para precipitate neles as reações que aos homens e mulheres permita a superlive. Os instrumentos são variados, as cores infinitas, os formulários incontáveis, e as respresentações múltiplas, todo reun em seu momento histórico à licença à certeza das mortes ou o injustice, mas principalmente de modo que cada se torna ciente de qual faz e de como isto nos afeta a tudo.
Nós éramos com uma pessoa nova quem nos convidasse nos aproximar ele que uma está assentado ao lado de uma tabela com uma placa, um vidro, uma faca e fatias de pão. Quando nós somos próximos, Pertuz para, lugares a placa na terra, abaixa seus trousers, caga na placa, tinidos no vidro e sente para comer-lheo com pão.

Nas épocas quando a vida está em seu declínio a arte e o artista são unidos para formular e ao reframe aqueles limites da mesma vida que está sendo excedida os ideals, aesthetic e o lírica deixaram para levantar-se as razões éticas e necessárias para o humanity.
O Indifference é o teste afiado do blindness de uma cidade que não perceba a esse de ao lado, mesmo que esteja ocorrendo um shout no silêncio e do dae (dispositivo automático de entrada).
O Indifference é uma chamada do alerta do homem pelo homem, é um alarme a uma comunidade que percam o respeito, a piedade, que nós vemos povos comer o excrement sem não fazer nada e os cujos os sensations foram cristalizados pela falta das esperanças.

Se em minha posição dois caiba, o ajuste três, reflete no problematic das crianças embarrassed dentro das instituições educative. Fernando Pertuz supõe o rolo das crianças grávidas que estão sendo colocadas um prótesis da barriga e do uniforme do colegiala. Este personage cruza os environs das escolas que dão o vôo onde estão as direitas do menino, algumas leis que protegem às pequenas e condemn o abortion, as well as sentidos diversos dos lugares que emprestam o comparecimento às mulheres grávidas. Durante a ação as direitas do menino são escritas em uma das paredes da escola. Esta ação reflete também na condição embarrassed daquela deve supor o homem e sua responsabilidade do par e do pai

Que expressão da rua da bandeira que alludes a que bilhete, o que sofre, que urso. Pertuz dá o presente à linha, agulha, assim como três partes da tela, um amarelo, um azul e um vermelho um. Os povos arranjam-se automaticamente para sew os e para sew os entre eles e para sew os entre tudo, construindo uma bandeira grande.

A desculpa para sew estas partes e para uni-las mais tarde para fazer uma bandeira grande, abre a possibilidade àquela que a palavra compreende o fundamento do trabalho que é a mente o material maleable e plástico, cada que dá seu ponto da vista de como o país é devido reconstruct. As partes sewn de maneiras grandes e novas diversas por, pelo lado brilhando outro pelo lado opaco, cada sewing a sua maneira demonstram a diversidade dos povos que se conformam nossa Colômbia que quando se unir os faz pensar de que as diferenças na raça, na religião e no pensamento devem ser aceitadas no reconstruction das comunidades, sobre este caso o Colombian; mas sewing a bandeira pode ser feito com esse de todo o país do mundo.

Weeping é uma proposta do performativa onde Pertuz seja emitido a este mito onde uma mãe procura seu filho, Fernando que Pertuz envolve mulheres às home a cabeça que vive para lavar a roupa aos povos, para chegar movido para as cidades. Conduzem a batalha à lavagem a um dia três cem medidores da bandeira de Colômbia, sendo contraído e remunerated como todo o empregado doméstico, reservando eles para ser exemplo médio e da expressão de assim muitas experiências da vida que são repetidas ao jornal, onde as mulheres sofrem por suas crianças que vão a guerra e outra assim que muitas não as queira ter de modo que as matem.

Aqui a limpeza de uma bandeira é uma outra desculpa que permita como o símbolo ao reframe o destiny. “Não é lavar a bandeira, é lavar o conscience de tudo nós” o dito dos presentes no assento de Bolivar

Na cidade aparece um homem militar mutilado novo, um de seus membros inferior não isto, é mantida dos muletas, as extensões que lhe ajudam ser transportadas, este homem militar este companhias de recolhimento para fazer uma lei que elimine o uso dos braços, coletando nomes dos povos que estão de encontro à guerra violenta e a outros fatos. Sua cara sad e sua agitação desolada da atitude aos presentes que sua etapa é são emitidas para dar um hug da sustentação. Muitos são os povos que sentem que para jeopardize com a causa deste soldado e se aproximam ao sinal não somente por ele, mas por uma sociedade que necessite uma outra solução resolver os conflitos, diferente das balas.

Fernando Pertuz emite-nos com este desempenho aos corpos de muitos povos novos desmontados em uma guerra que nem eles ela mesma compreenda; aumentar isto com uma outra quantidade pequena daquele que joga em sua grama foi com objetos warlike esquerdos ou isso nunca explodido e acidentalmente dirigem-nos que saem incapacitados lhes pela vida, sem seus bracitos ou seus piernitas e com muito poucos possibilidades ou dae (dispositivo automático de entrada) de estado econômicos para uma recuperação que seja lenta e cara.

Em uma outra ação, Pertuz é um personage vestido porque a morte cruza as cidades diversas que dão as rodas de steering onde convida os povos emitir nomes dos povos morridos em fatos violentos, para este material para publicar uma correia fotorreceptora da página.
O desempenho de Pertuz que a morte redonda reserva throughout para apresentar um espaço para a expressão do cidadão, para um desempenho coletivo e de modo que os povos falem de um assunto assim delicado que único está permitida pelo este meios onde o anonymity e a distância contribuem de modo que os povos denounce e o deixem à certeza do barbarism exercido perto ele mesmo homem e sua ansiedade de poder.

O símbolo universal da morte quebra o cotidianidad que descobre reações diversas das cidades e os mitos que telham com sua presença, a morte atual em cada canto, da vida diária de muitos pessoa novo e adultos e miedosos ameaçados que anda por seus distritos que esperam àquele os matam-nos.

A página http://www.worldlingo.com/wl/services/SArXZyUUri2bnE1gzqPoz5jbwY0Jpd2fS/translation?wl_srclang=ES&wl_trglang=PT&wl_rurl=http%3A%2F%2Fwww.listadepersonas.org%2Fartecuerpoyviolenciaencolombia6.htm&wl_url=http%3A%2F%2Fwww.listadepersonas.org%2F reune nomes dos povos morridos em fatos violentos de países diversos, reservando para demonstrar ao do mundo sido coisa equivocada que há estado e dando a oportunidade a muitas famílias e a uma comunidade de um mourning world-wide, ou que aparece pelo menos o nome de seu ser amou em algum lugar, deixando o testimony de sua existência e da crueldade whereupon a mataram ou desapareceram, concedendo que este espaço não sae no forgetfulness aos milhares de povos que que deram sua vida pela liberdade, a paz, a justiça e que morreram ou eles desapareceram como heróis de um planeta que os recordasse.

Os corpos morridos, corpos anonymous, corpos n, desmontaram corpos, os corpos dos miedosos que a civilização deve recordar.
Fazendo a esta rota de 1996 ao 2007, em uma década, nós vemos como uma quantidade grande de artistas, thinkers e o populace civil próprio foi afetado, deixando o registro em suas escritas, os seus trabalhos e sua vida diária o que acontece; nós esperamos que estas linhas a onde chegam saque de modo que a recordação dos seres humanos à mente, agindo rapidamente, criando as soluções que concedem que nós coexistimos preto com os alvos, liberais com conservadores, americanos com Iraqians, catholics com budista, deixando a um lado suas diferenças e concentrando tudo dentro como proteger, educando e para guiar uma raça nova cuja a linha central central seja os seres vivos e a violência que é parte do passado.


Não é fácil ser artista no meio da guerra.


Arte e sociedade do desempenho da revisão
cr 1992

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